Câmara aprova fisioterapia pelo SUS para pacientes que fizerem cirurgia de câncer de mama

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de 2ª feira (6.nov), o projeto de lei que garante fisioterapia gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes que fizerem cirurgia de câncer de mama. A proposta, de autoria da deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) e do ex-deputado Francisco Jr., será enviada ao Senado.
Segundo o texto aprovado, o tratamento fisioterapêutico, quando indicado pelo médico assistente e conforme regulamentação do Ministério da Saúde, servirá para reabilitar e prevenir complicações no pós-tratamento. O projeto também garante a fisioterapia para homens submetidos ao tratamento de câncer de mama.
Durante parecer, a relatora do texto, deputada Iza Arruda (MDB-PE), afirmou que a cirurgia para retirada do tumor de mama é uma das primeiras opções possíveis de tratamento, mas que, muitas vezes, a medida pode ser agressiva, sobretudo em diagnósticos tardios. A intenção do tratamento fisioterápico é melhorar os resultados da cirurgia.
“Isso, dentre tantos outros benefícios, fatalmente proporcionará melhoria na qualidade de vida da mulher e poderá ser um estímulo a mais para que decida se submeter à cirurgia reparadora”, disse Arruda. Caso vire lei, a nova regra entrará em vigor 180 dias depois da publicação no Diário Oficial da União (DOU).
SBT News