Bombeiros fazem mais de 900 salvamentos nas praias do Rio em fim de semana de forte calor

Equipes de salvamento marítimos do Corpo de Bombeiros realizaram neste fim de semana mais de 900 resgates em todo o estado do Rio de Janeiro. O sábado (11) e domingo (12) foram marcados por dias de muito calor e até registro de dia mais quente do ano, chegando a 42,5°C às 13h50 de hoje (12) no bairro de Irajá, na Zona Norte.

As altas temperaturas fizeram com que milhares de banhistas buscassem as praias do Rio, desrespeitando, em alguns locais, as sinalizações de alto risco de afogamento por causa do mar revolto.

No sábado, foram registrados 500 resgates marítimos em todo o estado, sendo 233 na área de cobertura do 3º Grupamento Marítimo (3º GMar), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde ocorreu o maior número de ocorrências do dia. Só este ano, os guarda-vidas da corporação já realizaram mais de 1,4 milhão de ações preventivas e mais de 21 mil salvamentos marítimos.

Devido ao aumento expressivo do número de salvamentos marítimos e à forte onda de calor que atinge o Rio, o Corpo de Bombeiros antecipou o início da Operação Verão 2023/2024 para este domingo (12).

Até março de 2024, quando termina o período mais quente do ano, a corporação vai reforçar as ações táticas de prevenção e salvamento marítimo em todo o estado, tendo em vista o aumento significativo da frequência de banhistas e do tráfego de embarcações em praias, rios, lagoas e lagos.

Fonte: O Dia