XP/Ipespe: Lula tem 53% dos votos válidos no 2º turno, e Bolsonaro, 47%

Pesquisa do Instituto Ipespe contratada pela XP Investimentos, realizada por telefone e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% das intenções para votos válidos no segundo turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 47%.

O levantamento é o primeiro da Ipespe contratado pela XP após o primeiro turno. A margem de erro da sondagem é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos válidos é a forma como a Justiça Eleitoral usa para definir o resultado oficial das eleições, desconsiderando os votos brancos, nulos e as abstenções.

A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entre os dias 10 e 12 de outubro a um custo de R$ 84.000, e possui nível de confiança de 95,5%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-07942/2022.

Votos válidos
Lula (PT): 53%
Jair Bolsonaro (PL): 47%

Votos totais – pesquisa estimulada
Lula (PT): 49%
Jair Bolsonaro (PL): 43%
Não iria votar/branco/nulo: 4%
Não sabe/não respondeu: 4%

Sobre o instituto
O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.

Fonte: UOL

Copy link