TRE-RN participa de reunião para implantação do Parlamento Jovem de João Câmara

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-RN) participou, na última quinta-feira (17), da reunião de abertura para a implantação do Parlamento Jovem de João Câmara. O projeto, de iniciativa Câmara Municipal, terá o apoio pedagógico e logístico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), por meio da EJE, com o suporte dos cartórios da 10ª e 62ª Zonas Eleitorais.

O processo de escolha dos jovens parlamentares encontra-se previsto em resolução aprovada pela Câmara Municipal de João Câmara, permitindo a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, entre as idades de 14 e 17 anos, desde que estejam matriculados e frequentando a sala de aula, sendo, inclusive e expressamente, incentivada a candidatura feminina.

O candidatos terão de escolher um dos partidos indicados na resolução, que serão temáticos. São eles: Partido da Educação, Partido da Cultura, Partido da Saúde, Partido da Participação Feminina, Partido da Segurança Pública, Partido dos Esportes, Partido dos Direitos Humanos e Partido do Meio Ambiente. O pretendente ao cargo de Parlamentar Jovem deverá apresentar, no ato do registro, uma proposta de acordo com seu partido temático.

O TRE-RN realizará palestras de sensibilização com conteúdos voltados para a cidadania, o processo democrático, a segurança do processo eletrônico de votação e a participação feminina na política. O calendário eleitoral específico para o pleito do Parlamento Jovem garantirá a observância de prazos, desde o registro das candidaturas até o dia das eleições, que ocorrerão em maio do corrente ano.

A proposta tem como objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas uma visão geral sobre diversos aspectos da democracia participativa, com a prática de sua cidadania. Bem como, proporcionar a integração do Poder Legislativo Municipal com a classe estudantil camarense.

Participaram da reunião, o presidente da Câmara Municipal de João Câmara, Vereador Fernando Guilherme, Assessor Parlamentar, Marcos Júnior, a representante da DIREC, professora Romeyka Priscila , a Secretária Municipal de Educação, professora Ozélia Medeiros, a Vereadora Kelly Cristine, o Vereador Prof. Silvano Carlos, o coordenador do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais da EJE/TRE-RN, Alexandre Abrantes, e os chefes de cartório João Milton e Fernando Campelo, da 10ª ZE e 62ª ZE, respectivamente.

A integração da Escola Judiciária Eleitoral com as Zonas Eleitorais fortalece os projetos de cidadania e tem nesse projeto-piloto o momento oportuno para fomentar parcerias com relevantes instituições em prol da formação do eleitorado jovem.