Sesap realiza oficinas para melhorar a cobertura vacinal no RN

Com o objetivo de monitorar e melhorar a cobertura vacinal no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunização, está realizando oficinas em todas as regionais de saúde.

Na terça-feira (18), a oficina foi realizada na 6ª Região de Saúde, sediada em Pau dos Ferros. As próximas oficinas estão agendadas para os dias 25 e 27, na 1ª Regional de Saúde, sediada em São José de Mipibu.

Os encontros são direcionados a coordenadores dos programas de imunização e da Atenção Primária à Saúde, bem como vacinadores. Na ocasião, são discutidos os planos municipais de elevação das coberturas vacinais.

“É incontestável a importância da vacinação para a saúde pública, pois previne a disseminação de enfermidades graves, que causam epidemias e levam a sérias complicações. Além disso, a vacina contribui para fortalecer a resposta imune individual e coletiva, impedindo o surto de doenças”, ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

Vacinação contra Poliomielite

Segundo dados do RN + Vacina desta terça-feira (18), os três municípios com melhor percentual de vacinação contra a Poliomielite no RN são: Severiano Melo (165,41%), José da Penha (124,38%) e Água Nova (122,22%). Já os que estão mais distantes da meta definida de 95% de cobertura vacinal são: Natal (35.62%), São Gonçalo do Amarante (44.44%) e Maxaranguape (48,12%).

Copy link