Pesquisa Ipespe: Lula marca 49%; Bolsonaro alcança 43%

Pesquisa Ipespe de segundo turno da eleição presidencial concluída e divulgada hoje mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções totais de voto contra 43% para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eleitores que afirmam estar dispostos a votar em branco ou anular o voto no próximo dia 30 são 6%. Outros 2% não souberam responder – eleitores classificados como indecisos.

Como a margem de erro deste levantamento é de três pontos para mais ou para menos, trata-se de um empate técnico numa combinação de limites máximos da margem de erro para os dois candidatos.

Na conta que exclui votos nulos, em branco e a taxa de indecisos, o placar é de 53% a 47% para Lula.

Na totalização da apuração, a Justiça Eleitoral descarta votos nulos e em branco e recalcula os percentuais de cada candidato, o que resulta no percentual de votos válidos. No primeiro turno, o petista teve 48,4% dos votos válidos contra 43,2% para Bolsonaro.

Esta foi a terceira rodada de pesquisa Ipespe neste segundo turno. Levantamento divulgado em 11 de outubro mostrou Lula com 50% contra 43% para Bolsonaro nos votos totais. Três dias depois, na segunda rodada, o placar a favor do petista foi de 49% a 43%.

Financiada com recursos do próprio Ipespe, conforme registro feito no Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa ouviu 1.100 eleitores entre ontem e hoje. O nível de confiança é de 95%. Está registrada na Justiça Eleitoral com o código BR-06307/2022.

Fonte: Valor Econômico

Copy link