Número de crianças e adolescentes em UTI Covid sobe 61% em SP

O número de crianças e adolescentes com menos de 18 anos internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) acometidos com Covid-19 aumentou 61% em São Paulo em dois meses. O dado foi confirmado pelo governador João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O número saltou de 106 crianças e adolescentes com menos de 18 anos, no dia 15 de novembro, para 171 pessoas com essa faixa etária internadas em UTIs, em janeiro desse ano. “É indispensável a imunização e a proteção dessas crianças, que passam a ser protegidas, Só no ano passado, perdemos 92 crianças por Covid das 2.500 que internaram de formas graves”, ressaltou o secretário estadual de saúde, Jean Gorintchteyn.

“Poderíamos ter iniciado mais cedo essa vacinação pelo Ministério da Saúde, ao invés de ficar discutindo, protelando, promovendo audiências e outras inutilidades quando os especilistas em pediatria infantil recomendavam a imediata vacinação”, disse Doria em relação ao início da vacinação infantil no país. 

Segundo o governo, o Instituto Butantan tem 15 milhões de doses da Coronavac prontas e disponíveis para a vacinação de crianças da faixa etária de 5 a 11 anos. “Isso nos permitirá em São Paulo e em outros estados, vacinar rapidamente com a 1ª dose toda a quantidade de crianças que compõem essa faixa etária em até três semanas”, disse o governador. “Nossa capacidade é vacinar a totalidade de crianças em São Paulo e disponibilizar 5 milhões para o Ministério da Saúde e para os demais estados.”

Do r7