Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso, recebe Exposição Fotográfica “Faces do Reduto”

Galeria Sol da Meia Noite – importante espaço de arte de São Miguel do Gostoso, destinada à comunidade local e a turistas que visitam a cidade –  receberá a exposição fotográfica Faces do Reduto, uma narrativa visual produzida pelo olhar sensível de Mônica Mac Dowell. A inauguração será no dia 15 de outubro, às 19h.

A exposição na Galeria Sol da Meia Noite é, além de tudo, simbólica, por trazer a mostra ao seu lugar de origemdando a oportunidade para que a comunidade retratada nas obras possa visitar a exposição.

O ensaio é composto pela seleção de múltiplas fotografias capturadas por Mônica, na ocasião das filmagens do seu premiado curta-metragem Rosa de Aroeira, que retrata as histórias de algumas mulheres criativas residentes na Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso.

O acervo conta com fotografias impressas em tela, emolduradas em madeira e decoradas por cetins policromos, que abraçam delicadamente as fotografias e os desenhos tramados em linho branco, pelas mãos artesãs das labirinteiras. O ponto de vista das fotografias transcreve de forma inspiradora o dia a dia destas mulheres litorâneas e a paisagem agreste que as rodeia.

As labirinteiras tecem e costuram as suas histórias, depositando na criação dos seus artesanatos um pouco do seu contexto e das suas histórias de vida por meio dos desenhos no tecido. As mesmas essências artísticas estão presentes na Exposição Faces do Reduto que revelou – por meio da poesia e da textura impressas nas fotográficas – os múltiplos sentidos acerca da identidade criativa e produtiva das mulheres da Comunidade do Reduto.

Com a exposição, a realizadora Mônica Mac Dowell almeja difundir e impulsionar, no Brasil e no exterior, o primor artístico destas mulheres artesãs, fomentando a economia criativa da Região.

Copy link