Estudantes Neves conquistam ouro em competição nacional e são selecionados para competir internacionalmente

O trio de medalhistas bateu a marca de 175,7 metros no lançamento de foguetes, o que os garantiu um lugar na Olimpíada Internacional de Astronomia

Representando o Rio Grande do Norte e o Colégio Nossa Senhora das Neves, os estudantes de ensino médio Cauã Rodrigues Florentin (16), Marco Antônio Leal Oliveira de Paiva (15) e Pedro de Carvalho Terra (16), conquistaram a medalha de ouro da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A Olimpíada Nacional aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 8 deste mês, e classificou os adolescentes a competirem internacionalmente. 

A caminhada dos estudantes começou na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA). O interesse por competir foi voluntário e, no começo, os garotos se organizaram espontaneamente no período livre entre as aulas para treinarem a construção dos foguetes. Tanto esforço deu resultado quando os três alunos foram medalha de ouro, prata e bronze,  garantindo a chance de fazer bonito na etapa nacional. 

Chegando na fase nacional, os potiguares se destacaram entre os 200 competidores presentes, após lançarem um foguete na distância de 175,7 metros, superando a meta estabelecida de 150 metros e garantindo a medalha de ouro. Nas palavras do professor de física Antenor Araújo, responsável por treinar e acompanhar a equipe, o resultado serviu de combustível: “os meninos estão muito felizes com o primeiro lugar e com o que aprenderam, já falando sobre a próxima MOBFOG, em 2023”.

Após um ano de conquistas, os jovens vêem um novo desafio no horizonte: a Olimpíada Internacional de Astronomia (IOAA). O treinador da equipe explica que as vitórias nas competições nacionais tornam os alunos aptos para entrarem nas seletivas internacionais. 

“Com as classificações e a média alta, os alunos são convidados a participarem da competição internacional, que inicia com três fases teóricas on-line, reunindo em torno de 5000 alunos. Deste grupo, os 200 melhores serão convidados para um treinamento e provas presenciais em Barra do Piraí/RJ. No fim das provas, sobram 40 alunos para a próxima fase em Vinhedos/SP”, explica Antenor.

Segundo o professor, todas as fases são marcadas por provas, treinamentos e aprofundamentos na área da física teórica, o que é extremamente enriquecedor para os jovens competidores. “Depois desse período de imersão e aprendizado, os 5 finalistas da fase de Vinhedos finalmente vão para a grande final, competindo na Polônia e Nicarágua para ganhar o troféu da Olimpíada Internacional de Astronomia”, conclui.