Em Natal, 80 novos abrigos de passageiros são instalados

As paradas de ônibus que possuem abrigos, espécies de estrutura em metal que protege os passageiros de raios solares e da chuva, estão sendo substituídos por estruturas de concreto. Segundo a Prefeitura do Natal, em 2022 já foram instaladas 80 paradas, tendo como meta 300 por ano.

O projeto de substituição tem conclusão estimada em cinco anos, com o objetivo de, ao final, 1,5 mil estruturas de concreto estejam espalhadas pela capital potiguar.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), na capital potiguar há cerca de 1,9 mil pontos de ônibus, distribuídos nos bairros atendidos pelo serviço de transporte público. No entanto, nem todos comportam abrigo por causa dos tamanhos das calçadas.

A pasta informou que estão sendo implantados abrigos em paradas que não contavam com essa estrutura, bem como aqueles antigos que estão no final da vida útil também estão sendo trocados.

Os novos abrigos são feitos de concreto que, por sua vez, têm maior durabilidade do que os de aço, de acordo com a pasta. Ao longo do tempo, foi observado que o desgaste dos abrigos metálicos ocorria rapidamente. Além disso, segundo a STTU, as estruturas precisam permitir a acessibilidade universal, e esse novo modelo foi projetado para garantir isso. Para assegurar a proteção dos passageiros, é necessário que haja a implantação de abrigos e a requalificação das calçadas.

Agora RN

Copy link