Vice-prefeito participa de inauguração do Parque Eólico Cumaru em Gostoso

A tarde dessa quarta-feira, 20 de outubro de 2021, foi marcada pela inauguração de mais um parque eólico em São Miguel do Gostoso. O Complexo Cumaru, instalado e gerido pela empresa italiana, Enel Green Power, na zona rural do município, possui 49 aerogeradores e sua construção empregou 1.100 colaboradores durante a pandemia, sendo 80% deles da região. A solenidade contou com a presença da governadora do RN, Fátima Bezerra, e a cidade foi representada pelo vice-prefeito, João Eudes, e o vereador Neto da Saúde.

Foram investidos R$ 948 milhões na construção do parque que tem a capacidade de gerar 966 gigawatts/ano, diminuindo a emissão de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, segundo o gerente do projeto Cumaru, Átila Magalhães. O desenvolvimento econômico e a geração de empregos no RN estão ligados, também, à abertura de novas estações de energia limpa e renovável, de acordo com a governadora em seu discurso. Fátima ainda destacou a implantação pioneira da geração eólica offshore no Estado, explorando o potencial marítimo.

Em sua fala, João Eudes agradeceu a disponibilidade e celeridade do governo estadual facilitando os trâmites para instalação de empresas que favoreçam a geração de emprego e renda, assim como o compromisso com a responsabilidade socioambiental. “O município de São Miguel do Gostoso possui os melhores ventos para prática dos esportes à vela e agora também somos referência em geração de energia limpa e renovável”, declarou o vice-prefeito.

Os benefícios trazidos pela Enel Green Power à região vão além da questão ambiental. Em parceria com a Prefeitura de São Miguel do Gostoso, foram desenvolvidos projetos de sustentabilidade com a população local durante a construção do parque. Projeto de assistência técnica rural para agricultores de subsistência, ações de educação ambiental para jovens e crianças, além dos cursos profissionalizantes de barbeiro, manicure e maquiagem que beneficiaram 70 pessoas no Programa Beleza Cidadã, estiveram entre as ações desenvolvidas.

Participaram da inauguração do Parque Eólico Cumaru também o secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Jaime Calado; secretário adjunto da pasta, Sílvio Torquato; diretor-presidente do Idema, Leonlene Aguiar; secretária de Meio Ambiente de Parazinho, Sylbenia Saraiva; vice-presidente da Câmara dos Vereadores de São Miguel do Gostoso, Luís Ribeiro Neto; presidente da Energy Green Power Brasil, Nicola Cotugno; diretora da EGP Brasil, Roberta Bonomi; entre outras autoridades.