Sesap realiza visita ao consórcio interferedativo no Ceará

Dando continuidade ao processo de implantação de Consórcios Interfederativos de Saúde no Rio Grande do Norte, a equipe de gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza, hoje (15), uma visita a cidade de Russas, localizada no estado do Ceará, para conhecer o modelo de consórcio público e a policlínica regional da microrregião de saúde do município cearense.

De acordo com Maura Sobreira, secretaria-adjunta de saúde do RN, o objetivo da visita é “a partir do conhecimento da experiência exitosa da microrregião de Russas que possamos compreender melhor esse processo para auxiliar na modelagem da implantação do consórcio no Rio Grande do Norte, especialmente, na região do Seridó, a qual segue para um momento de consolidação de implantação das policlínicas de Caicó e Currais. Essas policlínicas serão regionais e geridas pelo consórcio interfederativo de saúde”.

A lei que institui e disciplina os Consórcios Interfederativos de Saúde no Rio Grande do Norte (Lei nº 10.798/2020) foi assinada em novembro pela governadora Fátima Bezerra. O Rio Grande do Norte agora passou a ter uma legislação moderna para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer chegar a quem mais precisa atendimento de saúde público de qualidade, humanizado e eficiente.

Participam da visita a secretária adjunta Maura Sobreira, subsecretária de planejamento e gestão Lyane Ramalho, equipe técnica da SESAP, COSEMS,  Associações de Prefeitos do Seridó , UERN e Conselho de Saúde de Caicó.

Qual sua opinião?