Sedec realiza segunda edição do Fórum Estadual Mineral e entrega Mapa Geológico em novembro

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Instituto Federal (IFRN), realiza nos dias 18 e 19 de novembro a segunda edição do Fórum Estadual Mineral (FEM).

O evento acontecerá na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, e reunirá empresas, investidores, órgãos públicos e sociedade civil em torno de pautas estratégicas para a mineração no país e no estado. Na programação, está prevista a apresentação e entrega do novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais do RN, produzido através de convênio do Estado com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

“Rio Grande do Norte de Oportunidades para Investimentos em Recursos Minerais” é o tema desta segunda edição. O FEM contará com a participação de 5 mediadores e 18 palestrantes, entre técnicos, pesquisadores e autoridades nacionais do setor,  como Tasso Mendonça, da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Eugênio Pacelli, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O Fórum estará dividido em 4 painéis: Rochas Ornamentais; Mercado de outros minerais; Iniciativa para o fortalecimento do Setor; e Potencial Mineral do RN. Estão previstos também coffeee breaks nos dois dias de evento.

“A primeira edição do FEM ocorreu em 2019, antes da pandemia, e foi um sucesso ainda maior do que pensávamos. O evento tomou proporção nacional, reunindo os principais nomes do setor e alavancando o RN rumo a uma nova fase na Mineração. Este ano será melhor ainda”, disse o secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado. 

Em sua primeira edição, o FEM contou com a participação de 300 pessoas, envolvendo técnicos do setor mineral, empresários, instituições de ensino e órgãos de fomento. O FEM se consolidou como um grande evento do setor mineral no Nordeste, favorecendo a geração de parcerias e viabilizando soluções que impulsionaram a mineração potiguar. 

O Fórum Estadual Mineral do RN é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sedec, em parceria com o Instituto Federal (IFRN), e tem apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RN), Federação das Indústrias do RN (Fiern) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas através do site do Fórum: femrn2021.ifrn.edu.br.