RN tem queda sustentável de casos de covid-19, aponta relatório do LAIS

A pandemia no Rio Grande do Norte segue em processo de desaceleração de novos casos e óbitos de forma sustentada. Esse é um dos pontos abordados pelo mais recente relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) que faz uma análise de todo o mês de dezembro de 2021.

De acordo com o documento essa redução teve como principal motivo o início do processo de imunização da população potiguar, tendo em vista que a redução ocorreu aproximadamente dois meses depois do início da vacinação. 

A análise feita pelos pesquisadores do LAIS é confirmada por outros dados importantes. De acordo com os levantamentos, entre o período de março de 2021 a novembro de 2021, foi observada uma redução de 83,24% no número de novos casos diários.

Outro aspecto relevante apresentado neste dado é a redução sustentada de novos casos diários por mais de 9 meses, algo que não havia sido registrado no estado antes do processo de imunização.

O relatório “A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO RIO GRANDE DO NORTE: A REDE ASSISTENCIAL COVID-19 DO SUS EM DEZEMBRO 2021” é de autoria dos pesquisadores Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Fernando Lucas, Higor Morais, Isabela Sales Moioli,  Juciano Lacerda, Leonardo Galvão de Lima, Nícolas Veras, Pablo Holanda,  Ricardo Valentim,  Rodrigo Silva e Talita Brito.

Defato.com