Pedro Gorki toma posse e se torna o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Natal

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), deu posse ao novo vereador de Natal Pedro Gorki (PCdoB) na manhã desta sexta-feira (09), em cerimônia no Plenário Érico Hackradt, na sede do Legislativo Municipal.

Gorki assume o mandato no lugar da vereadora Júlia Arruda (PCdoB), que está licenciada para assumir o cargo de titular da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Pedro Lucas Gorki Azevedo de Oliveira nasceu no Bairro das Rocas, zona Leste de Natal, e é morador do bairro Cidade da Esperança, na zona Leste. Filho de ativistas da luta sindical e educacional, o jovem estudante começou sua militância no Movimento Estudantil em 2013, em meio às mobilizações contra o aumento da tarifa de ônibus em Natal e em defesa do passe livre para os estudantes.

Desde então, foi diretor de grêmios estudantis (Freinet e IFRN), liderou as ocupações de escolas no Rio Grande do Norte, presidiu a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas – UMES e também a União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES, quando conduziu, em 2019, uma série de movimentos estudantis que confrontaram a política educacional do atual Governo Federal.

O movimento, conhecido como “Tsunami da Educação”, levou milhões de estudantes às ruas de todo o Brasil e milhares em Natal para protestar contra os cortes no orçamento das instituições federais de ensino.

Pedro Gorki já foi premiado e condecorado diversas vezes pelo seu ativismo social, destacando-se o prêmio Vozes da Resistência (Câmara dos Deputados), a Comenda Emmanuel Bezerra dos Santos (Câmara Municipal de Natal) e estampou a Revista Veja, que o apresentou como um dos 20 brasileiros de 20 anos com expectativas de se destacar na próxima década.

Portal Fatos do RN