Laboratório de Sismologia da UfRN registra tremores de terras nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco nesta terça-feira(21)

Nesta terça-feira (21), às 03h27 UTC (0h27, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar calculada em 1.7 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Moreno, no estado de Pernambuco. 

Às 16h04 UTC (13h04, hora local) desta terça-feira (21), um tremor de terra, de magnitude preliminar calculada em 1.7 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, pertencentes à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), na região do município de Agrestina, no estado de Pernambuco. O último evento registrado no município ocorreu no dia 12 de setembro, às 08h02 UTC, de magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. Antes dele, outros dois eventos também foram registrados nos dias 9 e 10 de setembro, de magnitudes preliminares 2.3 mR e 1.7 mR respectivamente. 

A terra voltou a tremer no estado do Ceará nesta terça-feira (21). Às 07h35 UTC (04h35, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.5 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Massapê, que está localizada a aproxidamente 200 km de distância da capital do estado do Ceará.

O último evento registrado no estado pelo LabSis/UFRN ocorreu no dia 10/09, às 12h10 UTC, no município de Sobral. O evento teve sua magnitude preliminar calculada em 1.7 mR. Antes disso, no mês de agosto (21), outro evento sísmico foi registrado no município de Sobral, desta vez de magnitude preliminar 1.5 mR. Esse evento especificamente foi sentido por diversos moradores da região.

Nesta terça-feira (21), às 15h39 UTC (12h39, hora local), um evento sísmico, de magnitude preliminar 1.6 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Jaguarari, no estado da Bahia.

O último evento registrado no município baiano ocorreu no mês de agosto deste ano, mais precisamente no dia 18, às 16h14 UTC. O tremor de terra teve sua magnitude preliminar calculada em 2.1 mR. Já no estado, o último evento registrado pelo LabSis/UFRN ocorreu na última sexta-feira (17), às 19h56 UTC, no município de Santaluz (magnitude preliminar 2.1 mR). Até o momento desta publicação não há informações de moradores da região que tenham escutado ou sentido o evento de hoje (21).

Fonte: LabBis