Infraestrutura: Ações da Caern resultam em melhorias no abastecimento de cidades do Mato Grande

A Caern tem realizado diversas ações para melhorar o abastecimento de água nos municípios da região do Mato Grande, de forma a amenizar a situação de escassez que atinge a população. As últimas iniciativas envolveram os sistemas da Adutora Pureza-Entroncamento e da Adutora Boqueirão, com investimentos em infraestrutura e combate ao desperdício, consequentemente aumentando a oferta do produto.

No caso da Adutora Pureza-Entroncamento, a Caern agiu para atender reclamações de falta de água na cidade de João Câmara no período de agosto a dezembro, mais seco. A equipe da Regional Mato Grande da companhia realizou ações de combate ao desperdício em cerca de 20 comunidades rurais existentes ao longo da adutora. Isso elevou a oferta de água em cerca de 120 m³/h (120 mil litros) para João Câmara e Bento Fernandes.

Com isto, a cidade de João Câmara tem sido abastecida satisfatoriamente, mas a Caern ressalta que a água distribuída não é suficiente para atividades agrícolas ou criação de animais. Mantendo uso racional, o sistema se mostra equilibrado e suficiente para todos. A adutora também atende as cidades de Pureza, Poço Branco e Taipu.

Ainda nessa adutora, a Caern realizou no mês passado a substituição de ventosas, para diminuir a frequência de vazamentos na rede. Essas paradas para retirada dos vazamentos provocavam desabastecimento de pelo menos 12 horas em Poço Branco, Taipu, Bento Fernandes e João Câmara. 

BOQUEIRÃO

Em dezembro do ano passado, a Caern investiu R$ 420 mil na adutora do Boqueirão, que abastece as cidades de Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, além de comunidades rurais. Com a instalação de um inversor de frequência e implantação de 360m de adutora em ferro fundido, a companhia conseguiu reduzir significativamente a incidência de vazamentos. Como consequência, registrou-se a oferta mensal de água em 11.000 m³ para a população dessas cidades.