IMD oferece cursos gratuitos de TI com 35 vagas para público externo

Criado para oferecer formação complementar em Tecnologia da Informação (TI), o Programa de Estudos Secundários (PES), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), abriu inscrições para novas turmas. Ao todo, são oferecidas 35 vagas, distribuídas entre sete especialidades diferentes para pessoas não matriculadas na UFRN.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 deste mês por meio do link (buscar por “estudos secundários”). São oferecidas cinco vagas para cada um dos cursos – Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Jogos Digitais. 

O programa não permite o cadastramento em mais de uma especialidade. Apesar disso, os cursos são gratuitos e podem se inscrever profissionais que tenham cursado qualquer graduação oferecida por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Alunos da UFRN podem se matricular por meio do SIGAA.

Processo seletivo

O ingresso no PES é concedido mediante processo seletivo, que consiste em prova de conhecimentos específicos. É cobrada uma taxa de R$ 70 para a inscrição e o exame acontecerá no dia 10 de outubro.

Aplicado on-line, por meio sistema Multiprova, o teste é composto por 30 questões objetivas, que versam sobre temas relacionados às bases teóricas e práticas de cada especialidade. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de outubro e as aulas começarão no dia 18 do mesmo mês.

Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 001/20201.

Estudos Secundários

O Programa de Estudos Secundários do IMD é uma iniciativa que oferece formação complementar em diferentes áreas da TI. A ideia é, pelo caráter transdisciplinar da tecnologia, agregar novas habilidades e ferramentas à atuação profissional nos mais variados campos.

Mesmo discentes que tenham “trancado” o curso podem participar do programa e, uma vez aprovados, os alunos do PES recebem matrícula na UFRN, ainda que não tenham feito graduação na Universidade. O prazo máximo para obtenção do certificado é de 24 meses.

Mais informações sobre o PES estão disponíveis no link.