Há trinta anos, papa João Paulo II visitava Natal durante viagem histórica ao Brasil

O papa João Paulo II visitou Natal em 12 de outubro de 1991, data em que se comemora o dia santificado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida. Veio para participar do XII Congresso Eucarístico Nacional. João Paulo II passou 24 horas em Natal, tendo celebrado no dia 13 uma missa no “papódromo” construído no Centro Administrativo de Lagoa Nova, para receber milhares de pessoas. Naquela ocasião, o papa foi recebido pelo então presidente Fernando Collor e pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Francisco Rezek, além do governador do Rio Grande do Norte naquele ano, José Agripino Maia. O arcebispo metropolitano de Natal era dom Heitor de Araújo Sales.

O papa João Paulo II fazia em Natal a primeira escala de uma segunda visita ao país – a primeira foi em julho de 1980, quando ficou conhecido como “João de Deus”. A importância de João Paulo II para a Igreja Católica do RN também se deve ao fato de que foi ele o responsável pela beatificação dos 30 Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.

A viagem

OPapa João Paulo II chegou ao Brasil no dia 30 de junho de 1980. Durante 12 dias, percorreu aproximadamente 14 mil quilômetros, visitando Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

A comoção da população foi tamanha que se calcula que 12 milhões de pessoas acompanharam a passagem do pontífice pelo Brasil. Momentos expressivos foram capturados pelas câmeras da Globo, como quando duas freiras romperam o cordão de isolamento para abraçar João Paulo II, na Catedral do Rio de Janeiro.

Ele falou aos jovens de Belo Horizonte, aos moradores das favelas do Rio de Janeiro, aos operários de São Paulo, aos imigrantes no Paraná, aos índios no Amazonas, sempre transmitindo mensagens sobre o compromisso social da Igreja. Foi a viagem mais longa desde o início do seu pontificado, 19 meses antes.

A Arquidiocese de Natal vai comemorar os 30 anos da realização do 12º Congresso Eucarístico Nacional, que contou com a participação do Papa João Paulo II. O evento foi sediado na capital potiguar, no período de 6 a 13 de outubro de 1991.

Do Agora RN