Governo Federal lança edital para elaboração de projeto básico da Adutora do Agreste Potiguar

O Governo Federal lançou edital para a elaboração de projeto que vai viabilizar a construção da Adutora do Agreste Potiguar, no Rio Grande do Norte. Uma das principais obras hídricas do estado, a adutora vai levar água para moradores de 13 cidades, sendo dez na região do Agreste e três no Litoral Sul. O investimento na obra é de mais de 260 milhões de reais. 

Presente no lançamento do edital, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou a importância desse investimento para o futuro da população. 

“Percorremos cada um dos estados do Nordeste anunciando e reafirmando o nosso compromisso não apenas com as obras hídricas, que são importantes, e nem com a mudança dos marcos regulatórios, que também são importantes e dizem respeito a possibilidade de levarmos esse líquido precioso para homens, mulheres, crianças e idosos, que, há centenas de anos esperam dessedentar a sua sede, mas também para cuidar do futuro”.

Na cidade de São Tomé, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, também entregou cisternas a 60 famílias da região. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal para reduzir a dependência de carros-pipa e emancipar as cidades do semiárido. 

Uma das beneficiadas, a agricultora Maria das Vitórias Barbosa comemorou a entrega do equipamento. 

“Estou muito feliz porque uma coisa dessas é enviada por Deus. A gente jamais teria condição de construir uma cisterna. A vida da gente vai mudar completamente. Quando chove, a gente não tem onde guardar a água, a gente passa uma vida muito difícil sem água e sem um depósito para guardar a água”.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61