Fórum discute desafios e oportunidades das energias renováveis

Desafios e oportunidades das energias renováveis foi a temática discutida na tarde desta quarta-feira, 8, em evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). O Fórum de Inovação e Negócios em Energias Renováveis tem como objetivo principal promover a aproximação entre academia, empresas e autoridades públicas, a fim de promover a geração de novos negócios.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que ressaltou como a escolha do tema possui convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “A sustentabilidade é importante para a sobrevivência do planeta”, afirmou o professor.

Na coordenação do evento, o professor Mario González explicou que o Fórum reúne especialistas, consultores e pesquisadores para a geração de ideias, a troca de experiências, informações e novas propostas voltadas ao setor. A discussão e proposição acadêmica de temas de inovação é realizada nos eixos temáticos energia eólica onshore e offshore; energia solar; bioenergia; produção e armazenamento de energias renováveis.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, lembrou que o estado é destaque na produção de energias limpas. Ainda na opinião do gestor, a contribuição dos pesquisadores da UFRN vem ampliando o desenvolvimento das energias renováveis no RN.

No painel “Energias Renováveis no RN: desafios e oportunidades”, moderado pelo professor da UFRN Mario González, são recebidos como painelistas o diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABBEólica), Sandro Yamamoto; o presidente da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), Max Pereira; o coordenador do Desenvolvimento Energético do RN, Hugo Fonseca; o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Darlan Santos; e o diretor do Instituto de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER/SENAI), Rodrigo de Mello.

A abertura do evento contou com a apresentação de representantes do Madrigal da UFRN, sob a coordenação do professor Leandro Gazineo. A programação segue com a apresentação do e-book do portfólio de projetos e a “Sala de Soluções”, onde os participantes terão a oportunidade de conversar e negociar com os pesquisadores. O Fórum será finalizado com o Espaço Sebrae para financiamento em Energias Renováveis. Leia no portal