Fecomércio RN assina convênio para implantação do DEL Turismo em Galinhos, no litoral Norte do RN

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, assinou, na manhã desta sexta-feira (23), contrato para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo), no município de Galinhos, litoral Norte do RN.

A cerimônia para assinatura do convênio foi realizada no plenário da Câmara Municipal da cidade, com a participação do prefeito, Francinaldo Silva, do vice-prefeito, José Carlos,  da presidente da Câmara Municipal de Galinho, Rosélia Rodrigues, do secretário de turismo da cidade, Saulo Leão, do diretor regional do Senac, Raniery Pimenta, e representantes do trade turístico local. A equipe de consultoria do Senac RN que integra o DEL fez uma apresentação do programa, bem como os resultados já alcançados no estado desde a sua implantação, em 2018.

Galinhos passa a ser o quinto município potiguar a implementar o DEL. São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim e Tibau, na região Oeste, já executam a metodologia alemã, que tem como proposta unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta na gestão do turismo local.

“O DEL trará ao município de Galinhos um planejamento de futuro baseado em conceitos como otimização, profissionalização e eficiência. Uma linha de trabalho que certamente renderá muitos frutos para toda a economia do município, com reflexos diretos, profundos e positivos no dia a dia da população”, declarou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Inserido na parceria que o Sistema Fecomércio RN desenvolve com o estado alemão da Renânia-Palatinado e com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o DEL executa  uma metodologia  de gestão do desenvolvimento econômico com foco no fortalecimento da cadeia turística dos municípios.

O prefeito de Galinhos, destacou a importância do município aderir ao programa no contexto de retomada da atividade turística. “Após vivenciarmos um período trágico na nossa cidade, com os prejuízos causados ao nosso turismo pela pandemia Covid, vivemos agora a retomada. Nesse momento, é fundamental estarmos unindo forças com instituições como Fecomércio e Senac, que são entidades com alto conhecimento técnico e que sabem o que nosso município e região precisa. Essa parceria vai render muitos frutos, sobretudo em relação à profissionalização da nossa população para receber o turista.  Com o DEL iremos capacitar profissionais para trabalhar nessa área tão importante para Galinhos. Minha gratidão ao Sistema Fecomércio RN pela oportunidade, é um privilégio para Galinhos ser mais um município potiguar com o selo DEL turismo”, disse Francinaldo Silva.

Saiba mais

O DEL Turismo é estruturado com base em um Conselho e Câmaras Técnicas. A ideia é unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta. Com a consultoria do Senac RN, é prevista a elaboração e implementação da Política Desenvolvimento Local do turismo e de um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável.

Fonte: Fecomercio RN