Estação sismográfica é instalada em Caraúbas-RN para estudar e mapear a atividade sísmica que vem ocorrendo na região

A inauguração oficial da estação está marcada para o dia 15/07 (quinta-feira)

O Laboratório Sismológico da UFRN, nesta quarta-feira (14), em parceria com a Prefeitura do município de Caraúbas, e a Defesa Civil municipal, instalou mais uma estação sismográfica no estado do Rio Grande do Norte, desta vez no município de Caraúbas. O objetivo desta ação é estudar e mapear a atividade sísmica recente que vem ocorrendo na região.

No mês de junho, mais precisamente no dia 22, o LabSis/UFRN também instalou uma estação sismográfica no município de João Câmara, na Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt. Além da instalação, Eduardo também se reuniu com o prefeito de João Câmara, Manoel Bernardo, juntamente com a Defesa Civil local, para discutir a viabilização de um museu sismológico no município.

Dias após, no dia 30, Eduardo esteve em Caraúbas, onde se reuniu na Câmara de Vereadores do município de Caraúbas para discutir, juntamente com o Vice-Prefeito de Caraúbas, Paulo Paiva Brasil, a instalação da estação que hoje, dia 14, se concretizou. 

A prefeitura contribuiu com a infraestrutura local (instalação física no local), assim como a segurança do local e o fornecimento da conexão, para que o LabSis consiga, em tempo real, analisar mais rapidamente os eventos que venham a ocorrer. O último evento registrado no município de Caraúbas ocorreu na última quinta-feira (8), às 14h05 UTC. A magnitude do tremor foi calculada em 1.6 mR.

Fonte: Labsis