Domingo 7 de novembro eleitores voltam às urnas em Guamaré e mais 5 cidades para escolha de novo prefeito

Os eleitores de 6 municípios, em seis estados, voltam às urnas neste domingo (7/11) para escolher seus novos representantes, prefeitos e vices prefeitos. Isso é necessário porque a Justiça Eleitoral acabou por impedir que a chapa eleita nestas cidades em 2020 exercesse o mandato.

Isso pode ocorrer por razões que levam a um indeferimento tardio do registro de candidatura, por exemplo. Nesses casos, muitas vezes, o candidato vencedor em 2020 disputou o pleito por força de uma liminar (decisão provisória) judicial que acabou não se confirmando.

Em Guamaré o caso, por exemplo, de Hélio Willamy Miranda da Fonseca (MDB), que venceu a eleição ao lado de Maria de Souza Silva “Pretinha” para prefeito e vice prefeito de Guamaré Rio Grande do Norte, mas acabaram tendo o registro de candidatura indeferido. A justiça entendeu que Hélio Estava em um terceiro mandato pelo mesmo grupo familiar.

Outras razões são a cassação do mandato pela Justiça Eleitoral, por alguns dos motivos previstos na legislação eleitoral.

As cidades que voltam às urnas neste domingo são: Francisco Alves Paraná; João Dourado Bahia; Guamaré RN; Carabebus RJ; Tomé-Açu PA.

Os candidatos vencedores nas eleições suplementares de sete de novembro de 2021 devem ocupar o cargo até dezembro de 2024.