Cosems volta a debater regionalização do SUS no RN em encontro promovido pela Sesap

Nesta quinta-feira (11) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) marcou presença no I Encontro Presencial do Projeto de Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde, que debateu a regionalização em território potiguar.

Do Cosems-RN, marcaram presença a presidente Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), o secretário executivo Sueldo Queiroz, a assessora técnica Solane Costa e a coordenadora de apoio do Projeto Rede Colaborativa do SUS, Alexandra Régio.

Realizado na sede da Escola de Saúde Pública do Rio Grande Norte, em Natal, o evento contou com as presenças de gerentes de Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps), apoiadores de planejamento das regionais de saúde, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), representantes do Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Cosems-RN e Beneficência Portuguesa de São Paulo – parceiros da Sesap na viabilização do encontro – dentre outros.

“O processo não é novo, mas precisamos saber onde estão as pessoas nessas regiões e precisamos saber os serviços essenciais para cada demanda das regiões, pois a situação não está fácil e nós que estamos na ponta, nos municípios, sabemos disso”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, frisando que os vazios assistenciais são muitos e que não adianta fazer desenhos de rede ou regionalização se os atendimentos à população não forem garantidos.

Na ocasião, Alexandra Régio fez explanação sobre o Projeto Rede Colaborativa do SUS; Projeto esse em que a mesma coordena no Cosems-RN desde 2017. “Estamos no segundo triênio do Projeto, período esse de monitoramento e avaliação para institucionalização do apoio”, apontou, mostrando também a importância de aproximação do projeto de apoio ao projeto de regionalização do Rio Grande do Norte.