Comitês municipais fortalecem diálogo sobre educação ambiental no RN

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA) fomenta a criação de Comitês Municipais de Educação Ambiental (CMEAs). A iniciativa faz parte do Programa Escolas Sustentáveis, como uma forma de alavancar a educação ambiental, no âmbito do Rio Grande do Norte.

Os principais objetivos do CMEA são apoiar a formação dos Comitês Escolares de Educação Ambiental, o planejamento, implantação e avaliação da Agenda Escolar de Educação Ambiental, visando o fortalecimento ou criação de Políticas Públicas de Educação Ambiental nos municípios.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 145 municípios mobilizados, 58 CMEAs formados e nove em formação para o referido programa.

“O intuito é formar um pluralismo de ideias, concepções pedagógicas e abordagem articulada das questões ambientais locais e regionais. O fortalecimento da educação ambiental possibilita o diálogo entre os diversos setores da sociedade e aglutinar esforços, viabilizando uma gestão participativa nas decisões e na implantação da Política de Educação Ambiental do Estado. Enquanto sociedade, nós não conseguiremos avançar se não avançarmos na educação”, frisou Iracy Wanderley.