Barragem se rompe e deixa cidades do sul da Bahia em alerta

Rio Periquito após rompimento da barragem de Iguá

A prefeitura de Itambé, município do sul da Bahia anunciou o rompimento de uma barragem com alto volume de água na noite de sábado (25). Pelas redes sociais, o alerta previa que uma forte enxurrada atingiria a região. A prefeitura destacou que todos os moradores devem evacuar das proximidades do rio Verruga. 

A barragem fica do distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, cidade a cerca de 58 km de Itambé. A prefeitura de Itambé emitiu o alerta pois o riacho da barragem atinge rios que chegam até o município. 

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e a força-tarefa formada para enfrentamento dos efeitos das chuvas foram vistoriar a situação, principalmente na BR-116, na altura Vale dos Quatis. No local, além da Defesa Civil e técnicos da Prefeitura, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Via Bahia participam do monitoramento do volume de água. 

— Tiramos todas as pessoas que estavam próximas desse córrego, então todas as medidas foram tomadas e estamos prontos para dar toda a assistência aos moradores. Agora é torcer realmente para que não quebre a estrada e não precise interditar a 116 — disse a prefeita Sheila. 

Até o momento, não há informação sobre feridos ou pessoas desaparecidas na região de Itambé. 

Desde quinta-feira (23), fortes pancadas de chuva vêm atingindo a Bahia, chegando a aumentar o nível dos rios. Ao todo, são 66 municípios em situação de emergência — e, até agora, foram registradas 17 mortes por conta do temporal.  

Jornal Zero Hora