Agricultores familiares da Rede Xique-Xique ganham certificação orgânica

O Governo do Rio Grande do Norte deu nesta quinta-feira (30) mais um importante passo no apoio à produção da agricultura familiar. Os 17 núcleos de produtores que somam 150 famílias reunidos na rede Rede Xique-Xique agora terão a certificação de produtos orgânicos e receberam um veículo modelo Gol.

“O nosso governo assina esta parceria para fortalecer cada vez mais a rede Xique-xique e a agricultura familiar. Outras ações, como Pecafes, o fornecimento para restaurantes populares, compras na saúde, são medidas pró-ativas tomadas nos mil dias da gestão, mesmo diante das crises financeira, sanitária e política que o estado e o país enfrentam”, afirmou a governadora professora Fátima Bezerra em ato na nova sede própria da Bodega Xique-xique, no bairro Costa e Silva em Mossoró.

Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, ressaltou que ainda é preciso ampliar o circuito das feiras da agricultura familiar em todo o RN, porque é um setor que gera trabalho e renda à população, oferecendo alimentos saudáveis e com muita variedade à população. Ela informou que o Governo vai lançar nos próximos dias o Programa Estadual de Convivência com o Semiárido e continuar com a perfuração e instalação de 635 poços (300 já perfurados) a serem entregues com o sistema de bombeamento de água funcionando.

A Bodega Xique-xique comercializa a produção da agricultura familiar de frutas, hortaliças, castanha caju, ovos caipira, mel de abelhas e de caju, doces, frutas desidratadas, polpa de frutas, queijos, manteiga de garrafa, arroz vermelho, gergelim, pães, biscoitos, cachaça, óleos de côco e de Licuri, própolis, flor de sal. E mantém intercâmbio com associações de outros estados para enviar e receber produtos.