Eleições 2018: Período de convenções começa nesta sexta-feira
Com o início do período para realização de convenções partidárias, na próxima sexta-feira, será dada a largada para as eleições gerais de outubro. É a partir do endosso dado por esses eventos que os pré-candidatos passam à condição de candidatos, e as alianças entre partidos são oficializadas.
Por isso, apesar de ser necessário o cumprimento de etapas posteriores, como o registro e o deferimento das candidaturas, e de o calendário prever o início oficial da campanha somente para meados de agosto, são as convenções que definem o quadro político. É comum, por exemplo, que parte das siglas que, no início de anos eleitorais, apresentam postulantes aos cargos de presidente da República e governador, como estratégia para aumentar seu poder de negociação, retirem os nomes e se aliem a outros partidos na disputa.
Como o prazo para a realização das convenções começa na próxima sexta-feira, e se estende até 5 de agosto, nas próximas semanas vão se intensificar as negociações, haverá uma série de notícias de desistências e, por fim, de anúncios de coalizões que engordarão os disputados tempos da propaganda de alguns candidatos no rádio e na TV.