Presidente da Assembleia determina ações emergenciais contra microcefalia

Presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira discute microcefalia com secretário de saúde

Presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira discute microcefalia com secretário de saúde

Até o momento 79 casos de microcefalia foram registrados no Estado. Preocupado com o grande número de casos de microcefalia no Rio Grande do Note nos últimos três meses, 79 até o momento, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), determinou ações do Legislativo com o intuito de combater o mosquito Aedes Aegypt, principal vetor de doenças que estão relacionadas ao problema. Em reunião com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, e com o deputado Galeno Torquato (PSD), na manhã desta terça-feira (1), o presidente anunciou o apoio da Casa na luta contra a doença.

“O assunto é extremamente importante e merece a atenção de toda a sociedade. Por isso, a Assembleia irá realizar uma campanha educativa junto aos veículos de comunicação de massa para conscientizar a população da importância de se combater o mosquito. Os nossos servidores também receberão orientação de como evitar a proliferação do Aedes Aegypt”, afirmou o presidente.

O secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, afirmou que o Governo do Estado está convocando os poderes, a sociedade civil organizada, a igreja e  toda a população para participarem da luta contra a microcefalia. “A situação é grave e é preciso pensar na prevenção. A maioria dos casos de proliferação do mosquito vetor das doenças como Dengue, Zika vírus e Chikungunya acontece no ambiente doméstico. Essa é uma luta de todos nós”, explicou o gestor.

Presente na reunião, o deputado Galeno Torquato (PSD) sugeriu que o Governo faça um encontro entre todos os prefeitos do Rio Grande do Norte para explicar a gravidade do problema e pedir o engajamento nessa luta.  Na ocasião, os deputados ainda falaram sobre a real possibilidade das emendas parlamentares serem direcionadas para o custeio de hospitais públicos do Rio Grande do Norte.

Hospital de Currais Novos
O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), solicitou o engajamento da secretaria em resolver os problemas de abastecimento do Hospital Doutor Mariano Coelho, em Currais Novos. O secretário garantiu que o funcionamento será normalizado, após medidas tomadas pela Secretaria.