Assembleia sedia III Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte

Deputado Gustavo Fernandes

Deputado Gustavo Fernandes

Com o tema “Panorama atual do setor energético do RN”, a Assembleia Legislativa sedia nesta segunda-feira (14) o III Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte (FEERN), reunindo empresários, pesquisadores, gestores, autoridades e especialistas para debater as perspectivas e desafios do setor. O evento é uma parceria entre o Legislativo Potiguar, por meio das Comissões de Minas e Energia e de Meio Ambiente, e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE).

“O debate sobre as fontes de energia é muito importante para o presente e o futuro. As fontes de energia solar e eólica, que são limpas, têm grande potencial no Nordeste e no Rio Grande do Norte. O Fórum é de grande importância neste processo”, avalia o deputado Gustavo Fernandes, presidente da Comissão de Minas e Energia e propositor do evento na Casa.

Além de Gustavo, a Comissão de Minas e Energia da Assembleia é formada pelos deputados Souza Neto (PHS) e Nélter Queiroz (PMDB). A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior é composta por George Soares (PR), Jacó Jácome (PMN) e Kelps Lima (SDD), que preside o grupo.

Durante o evento serão ministradas palestras nas áreas de petróleo, gás natural e energias renováveis. O tema de abertura irá discutir a importância do setor energético para o Estado, com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) e do governador Robinson Faria (PSD). A programação contempla também o debate sobre a revitalização do setor petrolífero, consolidação do RN como líder eólico, capacitação profissional, inovação em pesquisa e novas tecnologias, competitividade na área de energia solar e questões sobre geração distribuída.

O Fórum vai contar com a​s​ presença​s​ do presidente da Federação das Indústrias (FIERN), Amaro Sales, do presidente da CHESF, José Carlos de Miranda Farias, do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Jorge Camargo, do presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, do presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos e da presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Élbia Gannoum, dentre outros. Também está prevista uma palestra especial sobre distribuição e consumo de energia elétrica no RN, ministrada pelo presidente da COSERN, Luiz Antonio Ciarlini.

O evento acontece no auditório da Assembleia Legislativa, das 8h30min às 18h, e conta com o apoio da COSERN, IBP, ABEEólica, SEBRAE-RN, Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN (SEERN), CTGás-ER e Governo do Estado. Outras informações estão disponíveis em www.feern.com.br.