VII Semana do Bebê: Assistência Social consolida a garantia de direitos e a cidadania plena na primeira infância

ma ação de cidadania em parceria com Instituto Técnico-Científico de Perícia – ITEP/RN marcou a programação desta quinta-feira, 10, da VII Semana do Bebê de Guamaré. Por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, perto de 200 crianças de 01 a 06 anos receberem a sua primeira carteira de identidade.

A ação foi desenvolvida com o apoio da Central da Cidadania no Polo UAB. A prioridade no atendimento foi assistir as crianças das famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos dois territórios do município.

“A carteira de identidade ainda na infância garante mais segurança as crianças, isso porque, com o RG, ela fica registrada no instituto de identificação, onde constará sua foto e as impressões digitais. Esse registro auxilia a família em uma eventual situação de risco”, explicou Juliana Câmara, Secretária Municipal de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef no município.

A ação se destacou por garantir as crianças da primeira infância, mais um documento oficial, além da certidão de nascimento. “Preparamos um ambiente todo espacial para atender com qualidade a todos, nesse ato de cidadania”, concluiu a Secretária Juliana Câmara.

 A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Fotos: Luís Levy