UFRN realiza curso para gestores da rede municipal de Pureza

O planejamento financeiro e pedagógico das escolas públicas do município de Pureza recebe contribuição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que realiza a partir desta segunda-feira, 21, o curso de iniciação à gestão para diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 10 escolas da cidade. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN (IMT/UFRN), em parceria com a prefeitura de Pureza, com o objetivo fornecer ferramentas que permitam ao município evoluir o Índice de Desenvolvimento Escolar (Ideb) de 3,4 para 8 no período de três anos.

O reitor em exercício da UFRN, José Daniel Diniz Melo, abriu o evento com uma explanação sobre “O ABC da gestão”, a partir de uma apresentação geral da importância do planejamento baseado em objetivos e metas bem definidas. O gestor citou como exemplo o planejamento estratégico elaborado a cada quatro anos para a universidade, com estabelecimento e avaliação de metas a cada ano. “Estamos sempre à disposição para contribuir com os municípios potiguares, pois é papel da UFRN, como instituição pública, trabalhar em prol do desenvolvimento social e econômico do Estado”, afirmou.

O prefeito de Pureza, João da Fonseca Moura Neto, agradeceu a parceria da UFRN e convidou os gestores da rede municipal para unir os esforços no sentido de alavancar o Ideb do município. A capacitação para planejamento da prefeitura, por sua vez, ficará a cargo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conforme informou o conselheiro Tarcísio Costa. A abertura foi seguida pela apresentação do pró-reitor adjunto de Planejamento da UFRN, Jorge Dantas, sobre planejamento e orçamento.

O curso continua na tarde desta segunda-feira com a abordagem dos temas psicologia e saúde na escola, ministrados respectivamente pelo psicólogo do Serviço de Psicologia Aplicada da UFRN, João Carlos Tenório Argolo, e pela diretora do IMT/UFRN, professora Selma Jerônimo. A programação segue até terça-feira, 22, quando serão discutidas as estratégias sobre gestão escolar e gestão de pessoas, inclusão digital, saúde bucal e planejamento para o Ideb, além de uma visita ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).