Touros perdeu aquele considerado o ‘Pai da Educação’

professor Gaspar França

De repente o sol causticante do verão tourense se escondeu, e um ar nublado se apresentou, um crepúsculo antecipado chegou e cobriu a tarde. Uma andorinha solitária voava rente as ondas do mar de Touros e a brisa anunciava que falecera o homem, o intelectual, o poeta, o apóstolo do Bom Jesus dos Navegantes e principalmente falecera o professor Gaspar França.

A “velha garça” que morava as margens do rio como eu costumava brincar com ele, com ele dividi momentos de debates inesquecíveis sobre arte, filosofia, latim, história e política além de contar com o respeito a amizade e o prazer de passarmos horas falando de poesia e literatura universal.

Touros hoje entristece amargamente por perder aquele que posso chamar de pai de nossa educação. Aquele que abriu as portas para o conhecimento entrar em nossa cidade. A você amigo minha saudade e que o Bom Jesus o receba em seu reino celeste dessa vez para sempre.

Em um momento em que nosso país, assim como nosso município sofrem profundas crises politicas e de identidades, a voz de Gaspar França era muito necessária.

Em um momento em que nossa educação precisa de referências, Gaspar era e sempre será o modelo de mestre. A abnegação pelo saber, por ensinar, por lutar e ver que o caminho inexorável de um povo está na educação.