Sob as bênçãos do Mártir e defensor do Evangelho, Adriano completa 30 dias de governo em Guamaré

Aparentando muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma, o prefeito Adriano Diógenes completou na última quinta-feira, 17, exatos 30 dias da mais honrosa missão de sua vida, depois do título de pai. A data que marca esse início de gestão coincide com a festa do padroeiro de Baixa do Meio, o glorioso mártir São Sebastião- grande exemplo de fé e determinação para a igreja.

Administrar a cidade de Guamaré pode até parecer fácil aos olhos de quem só enxerga as receitas públicas, mas não é tão simples assim. O município cresceu, tem uma extensa área rural com inúmeros problemas que precisam de soluções e um distrito (Baixa do Meio) com uma população que supera em cerca de 100% o número de habitantes da vizinha cidade de Galinhos, segundo o último censo do IBGE.

População fora das estatísticas
Em razão do polo da Petrobras, Guamaré também recebe uma população flutuante, que usa os serviços públicos e essa conta chega para a prefeitura, principalmente nas áreas de saúde e educação, o que acaba onerando os cofres públicos.

Pesa ainda nessa fatura que chega à mesa do prefeito, os serviços prestados a um número considerável de pacientes de municípios da região. Guamaré na gestão do então prefeito Hélio Willamy tornou-se polo em cirurgias eletivas, sendo reconhecida em todo estado pela excelência nos serviços em toda a rede de saúde pública.

Desafios
Depois de retomar os serviços, principalmente na saúde, educação, segurança pública e assistência social, o maior desafio do Prefeito Adriano é arrumar em curto espalho de tempo a casa que recebeu destroçada da gestão interina e com os cofres vazios. As dívidas herdadas dão também um freio na arrumação do orçamento planejado para o exercício de 2019.

Queda de receitas
Em razão de mudanças na alíquota de ICMS do Petróleo e Gás, enquanto municípios a exemplo de Macau vão ter a receitas acrescidas com o aumento dessa alíquota já neste ano, Guamaré vai perder cerca de R$ 37 milhões em 2019. A alíquota que era 14% caiu para 11%, e isso requer medidas que tragam economia para os cofres públicos.

Ciente dos desafios, porém otimista, o prefeito Adriano cobra empenho da equipe de governo para se adequar a nova realidade e com esse esforço possibilitar os investimentos necessários. “O tempo do nosso mantado é curto, mas com o espírito de colaboração, vamos colocar em prática o que apresentamos em praça pública na campanha política”, disse o prefeito.

Na data que comemorou 30 dias de gestão, o prefeito Adriano entregou uma Van adaptada para o transporte dos pacientes em reabilitação no CER e conclamou: “Peço zelo e responsabilidade a todos no trato com a coisa pública, porque de minha parte não vai faltar coragem e entusiasmo para trabalhar pela cidade e pela melhoria de vida das pessoas para uma Guamaré cada vez melhor”, concluiu.

Do Celso Amancio