Sindsaúde RN garante insalubridade de 40% e 20% para servidores de Pedra Grande

As servidoras e servidores da saúde do município de Pedra Grande, com ajuda do Sindsaúde, conquistaram a insalubridade de 40% para quem desempenha atividades na assistência direta, incluindo contratos temporários, e 20% para quem desenvolve atividades administrativas. A gratificação se estende até a duração da pandemia de Covid-19.

Desde o início desta crise sanitária, o Sindicato vem adotando medidas jurídicas e políticas para garantir os direitos da categoria. Com muita luta foi garantida a insalubridade para os servidores estaduais.

Realizamos reuniões de mediação entre o Ministério Público do Trabalho e a Federação dos Municípios do RN (Femurn), para tratar sobre o pagamento desse adicional aos servidores da saúde de todos os municípios do estado.

As trabalhadoras e trabalhadores da saúde são linha de frente no combate ao novo coronavírus. Devido ao alto grau de exposição, há um grande número de servidores contaminados e afastados pela doença.

Mesmo diante desse cenário, os gestores municipais e estaduais mantêm suas políticas insufientes de enfrentamento à pandemia.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Sesap, em três meses de pandemia, o estado registrou 2.196 casos de Covid-19 em profissionais da saúde. O estado totaliza 15. 889 casos confirmados e 655 óbitos.