Semana do Bebê fortalecendo valores e vínculos com a brincadeira

A atividade “Fortalecendo Valores e Vínculos com a Brincadeira” aconteceu em forma de oficinas simultâneas alusivas a V Semana do Bebê, no último domingo, 8, das 15h às 17h30, na Escola Municipal Antônio Theodorico, localizada em Salina da Cruz e no Assentamento Santa Maria III, na Unidade Básica de Saúde-UBS, ambas contou reuniu um bom público, incluindo crianças de 0 a 6 anos de idade, mães, técnicos e palestrantes.

A realização da atividade foi da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Sociais – CRAS Centro e Baixa do Meio. Profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS também contribuíram para o êxito da programação.

Fortalecendo vínculos familiares
As oficinas tiveram como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através de atividades lúdicas que estimularam a cooperação, solidariedade e respeito mútuo e foram direcionadas para faixas etárias especificas: Oficina “O Cantinho Lúdico” (até dois anos); Oficina “Expressão da Infância” (entre três e quatro anos) com desenho e pintura; Oficina “Circuito de Cooperação e Solidariedade” (entre cinco e seis anos).

1º OFICINA- CANTINHO LÚDICO: A ÚNICA REGRA É SE DIVERTIR
O cantinho lúdico refere-se a um lugar planejado especialmente para crianças de 0 a 2 anos de idade, onde elas possam brincar com seus pais ou responsáveis, afim de estimular o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Na ocasião foram disponibilizados brinquedos voltados para a estimulação sensorial, com sons e diferentes texturas que estimulem os sentidos.

2º OFICINA A EXPRESSÃO DA INFÂNCIA: DESENHOS
Essa oficina traz como principal atividade o desenho e foi desenvolvida para crianças na faixa etária de 3 a 4 anos de idade. Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade por ela vivenciada, estimulando a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumento da capacidade de concentração e expressão das crianças.