Programa EDP Renováveis Rural é lançado em Touros e Jandaíra, no Rio Grande do Norte

Nos dias 25 e 26 de junho de 2018, a EDP Renováveis lançará junto com parceiros o Programa EDP Renováveis Rural nos municípios de Touros e Jandaíra, no Rio Grande do Norte. A ação beneficia quarenta (40) agricultores familiares e objetiva contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais do entorno das Centrais Eólicas JAU e Aventura 1.

Os agricultores que participam do Programa foram escolhidos após elaboração do diagnóstico de potencialidades e vulnerabilidades para o desenvolvimento rural, feito pela Agência de Desenvol-vimento Econômico Local (Adel) nos meses de abril e maio. Para o Diagnóstico foram realizadas entrevistas com os agricultores e oficinas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) para coletar dados que evidenciam as vulnerabilidades e oportunidades dos estabelecimentos produtivos de quatro comunidades rurais: Cabeço, Lagoa da Serra Verde, Tubiba e Zabelê.

As comunidades têm suas particularidades e apresentam em comum o desejo dos moradores de obterem melhores condições de trabalho e renda, e, a inexistência de práticas de produção e de gestão dos estabelecimentos por parte dos agricultores. Dessa forma, a iniciativa abrange também a capacitação dos agricultores e seus familiares, visitas técnicas e implantação de tecnologias socioambientais de convivência com o semiárido, que serão apresentadas aos beneficiários nos eventos de lançamento do Programa. O lançamento do Programa será realizado na segunda-feira (25/06), às 15h, na comunidade Tubiba, em Touros. E na terça-feira (26), às 14h, é a vez de apresentarmos às famílias de Cabeço, Lagoa da Serra Verde e Zabelê as principais informações do diagnóstico.

Programa EDP Renováveis Rural

O Programa EDP Renováveis Rural tem como objetivo gerar trabalho e renda para moradores de propriedades do entorno das Centrais Eólicas JAU e Aventura 1, por meio de capacitações voltadas à competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no sertão potiguar e do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais – de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

As atividades nos municípios de Touros e Jandaíra iniciaram em abril de 2018 e se estenderão até setembro de 2019. O Programa é realizado junto às comunidades do entorno das Centrais Eólicas JAU e Aventura 1 e é desenvolvido em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ação é organizada pela EDP Renováveis com apoio do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo