Prefeito de Touros expõe potencialidades do município para abrigar Campus do IFRN

O prefeito de Touros, Assis do Hospital, acompanhado do Ouvidor Geral, Genilson Galvão e do secretário de Administração Ruzem Modesto, esteve participando de uma reunião com a reitoria do IFRN em Natal para mostrar a viabilidade do município ter um Campus do Instituto Federal. Assis e auxiliares participaram de uma reunião com o Reitor em Exercício – Marcos Oliveira, o Assessor de Suporte Organizacional – Francisco Mariz, o Pró-Reitor de Ensino – Agamenon Tavares e a arquiteta Cynara Fernandes.

Durante o encontro foram apresentadas as várias potencialidades de Touros, município da mesorregião do Leste Potiguar, conhecido como a “esquina do Brasil”, devido a sua localização geográfica, o turismo, e importância agrícola e hídrica da região.

Dentro desse contexto, de acordo com o prefeito, o município tem demanda e plena capacidade para abrigar um campus do IFRN. Segundo ele, até mesmo um terreno já estaria disponível para esta finalidade. “Atualmente, há um grande número de alunos que saem diariamente de Touros para estudarem em cidades vizinhas, como João Câmara, Ceará Mirim e Natal. A construção de um campus atenderia não somente a cidade, como também outros municípios vizinhos como São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Pureza, que têm alunos na mesma situação”, argumentou.

O reitor em exercício fez ver que a construção de um campus demanda recursos que precisam ser aprovados e disponibilizados pelo Ministério da Educação e não dependem apenas do interesse da gestão a nível local. Uma alternativa num primeiro momento seria a construção de um polo de Educação à Distância, ideia que foi bem recebida pelos representantes do município de Touros, que se comprometeram a apresentar um estudo de viabilidade.