Pacto pela Vida ganha a adesão de mais 23 municípios da região do Mato Grande

Prefeita de Jandaíra Marina Dias (Foto: Euripedes Dias)

Mais 23 municípios, desta vez da 3ª Regional da Saúde Pública (Ursap) do Rio Grande do Norte, da região do Mato Grande aderiram à operação Pacto pela Vida, iniciada e coordenada pelo Governo do Estado. A adesão aconteceu em reunião, realizada por videoconferência, na tarde desta terça-feira (09). A operação busca, por meio do diálogo, executar ações conjuntas e coordenadas entre os prefeitos e gestores para fiscalizar o cumprimento das medidas mais rígidas de isolamento social estabelecidas no último decreto estadual publicado no último dia 04.

Devido à diminuição do índice do isolamento social, única medida considerada eficaz no combate ao novo coronavírus (Covid-19), e ao consequente aumento do número de casos da doença, que provocou a alta ocupação do sistema de saúde, Fátima reiterou a necessidade urgente da união entre municípios e Estado para a adoção de medidas mais incisivas, contando com o apoio dos agentes da Secretaria de Estado da Segurança Pública – efetivos da polícia militar, civil e bombeiros.

“Sem dúvida é um momento desafiador para a vida de todos nós. Eu, na condição de governadora e vocês, na condição de gestores municipais, estamos vivendo a história mais difícil das nossas vidas com essa pandemia. Os municípios têm total apoio do Governo para tomar medidas mais rígidas na fiscalização”, disse Fátima.

Durante a videoconferência o secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo, reiterou que as forças da segurança estão à disposição para contribuir em ações de colaboração com os municípios que visem o aumento do índice de isolamento social. “Nosso efetivo está motivado, com diárias operacionais em dia e pronto para se somar ao efetivo dos municípios para que, em parceria, façamos valer as medidas do isolamento”, destacou.

O procurador-geral de Justiça do RN, Eudo Leite, parabenizou a governadora pelo empenho na agilidade em se reunir com os municípios representantes das oito Regionais de Saúde do Rio Grande do Norte e afirmou que o Ministério Público Estadual está ao lado do Estado e dos municípios em defesa das novas medidas de isolamento. “O mais importante nesse momento é pensar na proteção da vida humana e com o isolamento mais rígido teremos menos mortes em nosso estado e em consequência em uma velocidade maior virá a retomada da atividade econômica que tratará também menos danos para a população”, assinalou.

Para o prefeito de Afonso Bezerra, Francisco das Chagas Bertuleza, a reunião acontece em um momento oportuno diante do cenário atual da pandemia no RN. “Estamos engajados e temos uma comissão formada para estreitar o diálogo com os munícipes para reforçar as medidas de isolamento social. Muito importante essa ação de todos juntos e o apoio do Governo é fundamental”, pontuou.

A prefeita de Jandaíra, Marina Dias Marinho informou durante a reunião que amanhã irá publicar um decreto seguindo as medidas dos decretos estaduais até o momento publicados. “Vamos editar um novo decreto amanhã totalmente em consonância com as medidas do Governo pois acreditamos ser a melhor conduta para salvar a vida das pessoas no combate da covid-19. Esse apoio do Estado nessas ações farão a diferença”, destacou.