Moradores da cidade de Touros/RN montam ‘sala de TV’ em meio à rua alagada e convidam prefeito para assistir jogo do Brasil

Dois sofás em frente a uma televisão, no meio da rua, no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa da Rússia, que aconteceu neste domingo (17). Este foi o cenário que moradores de Touros, município do litoral Norte potiguar, utilizaram para protestar contra um alagamento na Rua Avelino André de Souza, no conjunto Frei Damião. Amarrada em uma estrutura de madeira, uma placa chama o prefeito da cidade para o local: “Compareça Assis, venha assistir a Copa aqui”.

“Cadê o prefeito para ajeitar a rua da gente aqui?”, pergunta um dos moradores em vídeo que mostra outras pessoas sentadas no sofá em frente a televisão e ao alagamento da rua. “Chega Assis, tomar um banho de piscina aqui”, completa o homem em relação ao acúmulo de água.

Moradora da região há oito anos, Sandra Rodrigues conta que o problema existe há bastante tempo sempre que chove. “Essa rua de barro fica toda alagada, as vezes a água entra na nossa casa. É um sufoco”, diz a cozinheira de 42 anos.

Ela conta ainda que o protesto se estenderá durante todo o período de Copa ou até o problema ser resolvido pelos órgãos competentes. “Se continuar assim, sexta-feira vamos fazer o movimento de novo”, afirma. Além disso, os moradores usaram galhos de plantas para interditar a rua. Na manhã desta segunda-feira (18), um trator da Prefeitura de Touros foi retirar a vegetação, mas os moradores impediram a liberação do local.

De acordo com o prefeito da cidade, Francisco de Assis Pinheiro de Andrade (PP), o problema se dá porque o conjunto Frei Damião foi construído no local que era uma lagoa e, por isso, as águas das chuvas tendem a se acumular na região. Ele disse também que ainda nesta segunda (18) uma bomba irá retirar o acúmulo de água da rua e haverá a remoção dos galhos que interditam a via. O prefeito afirmou que está sendo elaborado um projeto para sanear e calçar as ruas do conjunto.

Do G1 RN