Guarda Municipal é uma conquista do povo e um dos maiores patrimônios de Guamaré

Guarma Municipal de Guamaré

Guarma Municipal de Guamaré

Criada através da Lei 457/2010-AST, sancionada em 22 de junho de 2010, pelo então prefeito Auricélio dos Santos Teixeira, e implantada oficialmente em 05 de janeiro de 2011, a Guarda Municipal de Guamaré foi resultado da constante preocupação em garantir a segurança dos serviços públicos, em suma, promover a concretização dos princípios democráticos que regem esta nação, ao povo guamareense, dando-lhes proteção, apoio e acima de tudo melhorar a qualidade de vida.

A Formação da Guarda Municipal de Guamaré contou em sua grade curricular com temas atuais, fundamentados nos princípios da ética, cidadania, democracia, responsabilidade, segurança pública, com questões voltadas a proteção dos menores, das mulheres, do meio ambiente e responsabilidade social.

A carga horária total contabilizou 220 horas, distribuídas em aulas ministradas no período de 04 a 16 de novembro de 2010, no Pólo da Universidade Aberta do Brasil, no centro de Guamaré. A formação foi executada pela Feroli – Academia de Tiro, da cidade do Natal.

A Guarda Municipal de Guamaré, conta com uma tropa formados por 50 homens, treinados e capacitados para atuar nas mais diversas situações de estresse social. Todos os homens possuem ensino médio, muitos possuem ensino superior, pós-graduação e diversos cursos técnicos e profissionalizantes.

Com uma frota composta por nove motos modelo Bros e três viaturas, sendo duas com tração quatro por quatro, para realizar o patrulhamento na zona rural e nas comunidades com acessos de estradas vicinais com mais qualidade e frequência e atender as necessidades de segurança e do serviço público no período chuvoso. Com a atual frota, a Guarda Municipal tem mantido o patrulhamento diário e contínuo no município, realizando rondas diuturnamente e noturna.

A Guarda Municipal tem atendido as necessidades de segurança de Guamaré, pois atua nos mais diversos tipos de ocorrências. O que mais nos deixa feliz é saber que satisfazemos os anseios da população, isso é muito gratificante. A Guarda Municipal de Guamaré tem atuado nas seguintes áreas:

Educação para o trânsito; Patrulhamento ostensivo das vias públicas da cidade; Disciplina e organização do trânsito; Proteção dos bens públicos; Ronda Escolar; Apoio ao serviço público de saúde municipal; Apoio às operações da Polícia Militar; Apoio às operações da Polícia Civil; Apoio aos serviços do Fórum Emídio Avelino; Segurança da Sede do Poder Executivo; Segurança nas Sessões do Legislativo municipal; Segurança das Festividades municipais.