Guamaré realiza ação no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Nesta manhã (15/06) foi realizada uma caminhada com participação dos idosos do Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCVF de baixa do meio e centro, com objetivo de sensibilizar a população de modo geral em prol do combate a violência contra a pessoa idosa.

A concentração ocorreu na Praça dos Idosos ao lado do CRAS de Guamaré, saindo às 07 horas da Secretaria de Assistência Social, com uma parada na unidade do CREAS, seguindo para a Prefeitura Municipal finalizando com o hasteamento da bandeira. Em cada órgão foi fixado um laço na cor violeta, símbolo da campanha Junho Violeta.

Esta ação foi iniciativa da Secretaria Municipal da Assistência Social, através do CREAS em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDI e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e teve como tema “SILENCIO É CUMPLICIDADE, NOTIFICAR É CUIDAR”.

Durante o percurso da caminhada foram abordadas reflexões com os idosos, na importância e participação do evento.

“acho importante a iniciativa da secretaria de assistência social no alerta a violência contra o idoso. Não esqueçam que o jovem de hoje será o idoso do amanhã”, destacou seu Alvaro Araújo, do grupo de idosos do SCFV do CRAS de Guamaré.

Maria Dulce Fernandes, a vice- Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDI, falou, “que todos os idosos foram jovens e hoje tem o privilégio de ser idoso. Cuide dos seus idosos, a semente agente escolhe mas na colheita não sabemos o que virá”

A vice- Prefeita Iracema Morais, considera “um momento especial para os nossos idosos, como também para a sociedade guamareense em saber que o gestor e a secretaria de assistência social se preocupa e cuida dos idosos. Sabemos que todo idoso merece devido valor por tudo que já viveram e ainda possam viver com qualidade de vida e respeito recebido da família e da sociedade”

Ao final da caminhada a secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, reafirmou o compromisso do Governo, na atenção a pessoa idosa e que nós temos em Guamaré equipe e serviço qualificados, que atuam frente as situações de violência contra a pessoa idosa.

Guamaré em Dia