Guamaré faz reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Municipal de Saúde

Com o intuito de melhorar os serviços prestados pelo sistema de saúde, o Conselho Municipal de Saúde de  Guamaré  juntamente com a Secretaria de Saúde de Guamaré, realiza as pré-conferências de saúde nas comunidades até o próximo dia 10 de abril com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e Financiamento do SUS.”

Com a presença do prefeito Adriano Diógenes, foi realizada a 2ª pré-conferência nesta terça-feira, 26, no Assentamento Santa Maria III, reunindo usuários do SUS, trabalhadores da saúde, e representantes da gestão municipal.

A pré-conferência do assentamento Santa Maria III aconteceu na Escola Municipal Francisco Maciel de Assis. A 1ª pré-conferência ocorreu no último dia 20, no Ginásio Poliesportivo do Maria Madalena na comunidade de Baixa do Meio, reunindo, de igual maneira, os usuários do SUS, trabalhadores da saúde e representantes da gestão das comunidades de Baixa do Meio, Santa Paz, Encruzilhada, Nova Jerusalém e Umarizeiro.

Segundo a Secretária Adjunta de Saúde no município, Walmira Guedes, a 5ª Conferência da Saúde que acontecerá no próximo dia 24 de abril, na Câmara Municipal, tem como objetivos: discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado dos serviços e ações da secretaria, aprovar diretrizes para a política de saúde pública e eleger os novos conselheiros de saúde e os delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

A próxima pré-conferências estão programadas para esta quarta-feira, dia 27, (Ginásio Poliesportivo de Lagoa Doce), 03 de abril (Ginásio Poliesportivo de Salina da Cruz), 09 de abril (Escola Municipal Monsenhor José Tibúrcio-Lagoa Doce). As reuniões acontecem sempre às 19h. 

Além do prefeito Adriano Diógenes, o vereador Edinor Albuquerque também prestigiou o evento no assentamento Santa Maria III. “É um momento de avaliação e de ouvir a população para que a gente possa melhorar ainda mais a política de saúde pública no nosso município”, destacou o prefeito, ressaltando a participação maciça da comunidade e elogiando o empenho de toda a equipe responsável pela organização das pré-conferências.