Guamaré apresenta Plano Municipal para Primeira Infância na UFRN

3A prefeitura de Guamaré, sempre priorizando as ações geradoras de bem estar para a comunidade, participou, a convite da Universidade Federal do Rio Grande e o Fórum de Educação Infantil do RN, da I Conferência do Projeto Ciranda de Saberes e da Reunião ampliada do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte.

O evento aconteceu na tarde desta sexta feira (24/07), com a presença da Secretária Marisa Rodrigues na mesa redonda, intitulada planos municipais da Primeira Infância. Tambem se fez presente da Dra. Francisca Andrade (Tati) do UNICEF e a secretária de Assistência social Maria Joveli do município de Doutor Severiano.

A exposição foi pautada na apresentação da formulação do Plano para a Primeira Infância de Guamaré construído no processo com participação social e política a partir da realização dos Pré Fóruns Comunitários em 2014, deliberado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a harmonização das necessidades e anseios da comunidade.

A secretária enfatizou que o plano aprovado, já está em fase de implementação bem adiantada, destacando a estruturação da modalidade da família acolhedora, a formação da rede para a garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes e construção do plano municipal de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes em parceria com a CEDECA – Casa Renascer.

Colocou também alguns desafios para o debate como: a responsabilidade do monitoramento da implementação e gestão em rede do plano para a primeira infância; pensar em uma política de promoção de desenvolvimento integral na primeira infância de forma intersetorial, em rede de integração; ampliar as discussões referentes à média e alta complexidade no contexto do pacto federativo; como assegurar condições mínimas às famílias para uma atenção adequada à primeira infância; cobertura dos serviços com atenção às crianças com deficiência; O impacto de atendimento em creches sobre o desenvolvimento das crianças; Adoção de medidas de qualidade para os serviços da educação infantil e o estado nutricional na primeira infância.