Grupo que se apresentou no Vaticano é presença na missa de aniversário de Guamaré neste domingo

Com um legado reconhecido internacionalmente, a Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte desembarca pela primeira vez em Guamaré. O grupo que já se apresentou no Vaticano, faz participação especial na missa solene em ação de graças pelos 57 anos de emancipação do município, celebrada pelo Padre Gilvan Bezerra da Silva, neste domingo, 05, às 19 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.     

Com repertório litúrgico, o coral de vozes foi uma das atrações principais da celebração eucarística na Basí¬lica São Pedro, durante a cerimônia de Canonização dos Mártires de Uruaçú e Cunhaú, em Roma, onde interpretou peças litúrgicas e apresentou o hino oficial dos santos potiguares.

O grupo se apresenta em Guamaré sob a regência do Monsenhor Pedro Ferreira.EmancipaçãoGuamaré já pertenceu ao Município de Açu, passando para Angicos em 1833, de quem foi Distrito da Paz em 1834. Em 1847, incluiu-se no território de Macau, onde permaneceu mesmo quando houve a restauração de Angicos, em 1850. Passou a Distrito de Paz de Macau, em agosto de 1873.

Em 07 de maio de 1962, a tão sonhada Emancipação de Guamaré, tornou-se realidade quando foi desmembrada de Macau, elevando à pequena comunidade, na época, a condição de Município do Rio Grande do Norte.

Legado da Camerata de Vozes
A Camerata de Vozes do RN pertence à Fundação José Augusto- principal órgão de Cultura do Estado. O grupo de vozes teve sua estreia em junho de 2012, e no mês de outubro do mesmo ano, participou do Festival Internacional de Coros em Londrina (Paraná). A partir desse evento foi indicado pela Confederação Brasileira de Coros para realizar intercâmbio cultural com a Holanda e a Alemanha.

Suas atividades, aqui no Estado, se voltam para concertos, oficinas, apresentações didáticas, sobretudo em Escolas da Rede Pública. Fazem parte da sua identidade performática características como: versatilidade e sutileza na abordagem dos diversos gêneros e estilos da literatura camerística.

Em dezembro de 2015, a Camerata de Vozes lançou o seu primeiro CD na Cripta da Catedral Metropolitana de Natal. Em outubro de 2016, o grupo  participou do XVII Nordeste Cantat em Maceió, sendo convidado para participar de Encontro Internacional de Corais na África.  O grupo apresenta um repertório significativamente diverso e tem um trabalho muito intenso e frutuoso.