Empresa investe em projeto social e ambiental resgatando auto estima da comunidade em Touros

Responsabilidade social e ambiental é um tema levado muito a sério na comunidade do Boqueirão, localizada às margens da lagoa de mesmo nome, no município de Touros, a 75 quilômetros de Natal. Ali, centenas de famílias estão sendo beneficiadas pelo projeto Plantar o Futuro, desenvolvido pela empresa Itograss, reunindo ações sociais e ambientais que estão mudando para melhor a vida das pessoas e o local onde habitam. A Itograss apresentou os primeiros resultados do programa, inclusive o andamento das obras de um complexo multiuso com campo de futebol, e o grau de desempenho das crianças na escola.

Os avanços do projeto foram informados à toda comunidade, aos secretários municipais e ao prefeito da cidade de Touros, Francisco de Assis. Um dos eixos do programa é o educacional, denominado Pequeno Aprendiz. Através dele, a Itograss patrocina bolsas de estudo na escola particular, fardamento, calçados e material escolar completo para dez alunos selecionados na comunidade. No eixo social e esportivo, a Itograss está construindo, junto com a comunidade, um campo de futebol oficial numa área multiuso, com objetivo de incentivar o esporte e a interação social da comunidade. A diretoria da empresa apresentou o andamento da obra, em fase bem avançada.

O Plantar o Futuro está desenvolvendo também um estudo ambiental sobre o ecossistema que envolve a comunidade do Boqueirão, com ênfase na lagoa. O documento, feito em parceria com a empresa Ecoeng, contém análise ambiental e georreferenciamento do uso do solo, Área de Preservação Permanente (APP) e atividades econômicas instaladas no manancial. Além disso, há um mapeamento social das famílias que vivem na comunidade. Toda a base de dados da pesquisa será disponibilizada para a Prefeitura de Touros, para nortear as políticas sociais.