Com apoio do Instituto EDP, Cavernature leva cerca de 160 alunos da rede municipal de Jandaíra para expedições didáticas em cavernas

Entre os dias 10 e 11 de setembro, cerca de 160 alunos da rede municipal de ensino de Jandaíra (RN) terão a oportunidade de conhecer de perto a fauna, a flora e a história da região, por meio de visitas a duas grutas da cidade. O projeto Educando e Preservando o que é Nosso, promovido pela Cavernature patrocinado pela EDP Renováveis, com apoio do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP no Brasil, levará os estudantes do 7º e 8º ano da EM Presidente José Maria dos Santos para a “Gruta dos Dois Juazeiros” e a “Gruta do Formigueiro”.

A iniciativa tem o objetivo de reforçar a valorização das riquezas naturais da região e conscientizar os alunos sobre mudanças climáticas, educação ambiental e consumo consciente de energia por meio de atividades recreativas, expedições e trabalhos didáticos. Durante as visitas, os estudantes serão acompanhados por profissionais que ensinarão sobre as histórias das grutas e os animais e plantas existentes no local.

“Acreditamos que a conscientização sobre o meio ambiente é um dos fatores primordiais na formação cidadã de crianças e adolescentes. Por meio deste projeto, o Instituto EDP busca compartilhar cada vez mais sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais e a disseminação deste tema nas escolas brasileiras”, afirma Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Desde abril os alunos participaram de oficinas semanais sobre o tema, e irão apresentar, no dia 25, durante a cerimônia de encerramento do projeto, diversos trabalhos sobre tudo o que aprenderam durante essas experiências. O evento é aberto e contará com professores, familiares e autoridades locais.

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2018,  iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.  

*Julia Morais