CISMAG – Mato Grande participa de Encontro sobre Consórcios de Resíduos Sólidos no Ceará

Rubens Eduardo, representante do CISMAG – Mato Grande

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Secretário do CI}SMAG – Mato Grande, participaram na segunda(1) e terça-feira(2), em Limoeiro do Norte, no Ceará, de um encontro promovido pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe para discutir a implantação de consórcios, regulação e a fiscalização por parte do Tribunal de Contas.

A Semarh, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas), foi convidada para falar sobre o Panorama Atual da Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos no Rio Grande do Norte e da sua experiência na implantação de consórcios públicos.

Na ocasião, o Engenheiro sanitarista da Semarh, Sergio Pinheiro, fez uma palestra detalhando as ações do Governo Estadual no processo de implantação dos consórcios públicos de saneamento no RN e as ações desenvolvidas para auxiliar às Prefeituras no enfrentamento do desafio da eliminação dos lixões e da implantação de um modelo de destinação final adequada para os resíduos sólidos domiciliares.

No RN, cinco consórcios estão devidamente implantados: O do Alto Oeste com 44 municípios, Seridó com 25, Vale do Assu com 23, Mato Grande com 15 e região Agreste com 28, podendo chegar a 40. A Semarh elaborou os projetos dos aterros sanitários de Assu, Caicó e Pau dos Ferros. Os recursos para a construção dos aterros da região do Alto Oeste e do Seridó, já estão assegurados através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e somam R$ 22 milhões.