Barraqueiros do Tourinho forma associação em São Miguel do Gostoso

Adriana Miranda, primeira presidente da ABASAM/RN.

Nessa última quinta-feira (13) a Praia do Tourinho, um dos principais pontos turísticos de São Miguel do Gostoso foi o palco da fundação da Associação dos Barraqueiros do Município de São Miguel do Gostoso/RN (ABASAM/RN). A iniciativa desses comerciantes foi em prol de ganhar força política nas discussões que tangem principalmente a permanência dessa categoria de trabalhadores neste local considerado paraíso natural que escolheram para trabalhar. Durante a assembleia de fundação houve a leitura integral do estatuto da associação e a eleição de diretoria executiva.

A presidente eleita da ABASAM/RN foi Adriana Miranda, em seu primeiro discurso ela declarou que o principal objetivo da associação é a defesa dos direitos dos barraqueiros, e que esse seria o primeiro passo de um longo caminho.

A advogada da ABASAM/RN, Flavia Marinho, disse em entrevista ao Contador que a fundação da associação é importante: “Fui procurada pela nossa presidente para viabilizar a fundação da associação dos barraqueiros de “Gostoso”, inicialmente atuaremos na representatividade, para que possam ter uma representação jurídica, administrativa e política, perante a administração pública, principalmente para atuar na implementação dos quiosques, que é um projeto já antigo da gestão pública, e dar legitimidade para ter força política e poder representar a categoria. Esperamos que a categoria seja ouvida […]”, disse.

O impasse do Tourinho é antigo e desde 2014 são prometidas ações para urbanização ou pelo menos adequação do comercio local, projetos não faltaram e não faltam, mas nenhuma ação foi tomada.
*Ricardo André/Luanda Vitória